Blog

Indo ao cinema na Alemanha (e dicas em Hamburgo)

Quem viaja quer, é claro, conhecer a cidade, bater perna, ver tudo que for possível. Ir ao cinema é uma das últimas opções de roteiro do viajante, já que é algo ao qual se tem acesso perto de casa, mas à vezes cai bem. Ano passado, durante a nossa viagem aos EUA, resolvemos ir ao cinema ver “Os Vingadores – Era de Ultron”. Era domingo, fim de semana da estreia, o cinema era perto do hotel, e estávamos cansados de uma longa semana de muita estrada. Ou seja, a ocasião perfeita para um programa nada agitado.

Então, se você resolver ir ao cinema durante sua ida à Alemanha, preste muita atenção! Aqui, a maioria dos filmes são dublados! O que é curioso, pois mesmo consumindo muito da cultura em língua alemã, os produtos de entretenimento em inglês (filmes, músicas, jogos) são bem presentes por aqui, e os alemães mesmos, pelo menos em grandes cidades, costumam falar inglês sem problemas.

Mas há uma solução!! Em cidades maiores, como Hamburgo e Berlim, há cinemas com projeções no idioma original (indicadas pela sigla OV, de original voice, ou OmU – idioma original com legendas em alemão). Serve para treinar o inglês, e dependendo do valor do ingresso, sai mais em conta do que muito shopping center no Brasil.

Outra dica: na Alemanha, a pipoca doce é mais comum que a salgada. E na versão alemã, a pipoca doce é com açúcar caramelizado e não tem chocolate. Leite condensado com pipoca, então, nem pensar. Ou seja, a pipoca também não foge à regra do paladar alemão: levemente doce, sem enjoar. Os cinemas em geral oferecem as duas variantes, mas é bom especificar que se você quer a salgada (salzig) ou doce (süß).

Cerveja no cinema? Sim, outro hábito super comum por aqui. Alguns cinemas, como o Savoy, sobre o qual já vou falar, tem até mesmo bar para servir vinho, prosecco e long drinks.

Fila: só mesmo para comprar ingressos ou pipoca. Uma vez que os lugares são marcados, qual o porquê de fazer fila na entrada da sala? 😉

Limpeza: durante as sessões, é notório o cuidado em não sujar a sala. Claro que acidentes podem acontecer, mas mesmo assim, os espectadores se preocupam em retirar a pipoca que ficou no chão e as garrafas/copos/embalagens que trouxe.

 

Onde ir em Hamburgo

A minha primeira opção de cinema na cidade, sem pestanejar, é o Savoy. Todos os filmes atuais no idioma original, a programação é diversificada e a sala é bem confortável (não é enorme, nem apertada, e até quem senta na primeira fileira não precisa dobrar demais o pescoço para ver a tela). E sim, eles só tem uma sala. Há projeções em alemão, mas são pouquíssimas e quase sempre na hora do almoço. O horário nobre é mesmo todo em inglês.

O que não gosto: como só há uma sala, os filmes em exibição são revezados e acabam saindo de cartaz relativamente rápido. Além disso, por ser o maior e melhor cinema com filmes em inglês na cidade, é bom comprar os ingressos com alguns dias de antecedência.

O que gosto em especial: sessões extras com exibição de filmes antigos, transmissões ao vivo de peças de teatro inglesas, e fica pertinho da estação da estação central de Hamburgo (cerca de 8 min a pé). Endereço: Steindamm 54. Aliás, na rua do Savoy há vários restaurantes árabes, com pratos bem servidos e precinho bom.

Cinemaxx Dammtor: é um ótimo cinema, bem localizado, com o padrão da rede Cinemaxx, mas na filial de Dammtor tem poucas projeções em inglês. Portanto, preste bastante atenção na hora de comprar o ticket (olhe as siglas que eu falei lá em cima). As sessões em inglês são marcadas com a bandeirinha dos EUA no canto. O que eu gosto: fica perto da estação Dammtor, e ao lado do parque Planten un Blomen. É legal emendar uma caminhada no parque durante o dia com a ida ao cinema à noite (ou o contrário rsrs) Endereço: Dammtordamm 1

Abaton: algumas projeções em inglês, com programação mais alternativa. Na própria home page tem a lista dos filmes em cartaz, com o tipo de audio. Fica perto da Uni Hamburg, no bairro de Rotherbaum, numa área bem bacana para dar uma volta, com bons restaurantes e cafés. E o cinema também tem barzinho 😉 Endereço: Allendeplatz 3, esquina com a Grindelhof.

Para terminar, há UCI nos bairros de Wandsbek, Mundsburg e Othmarschen, que também são bons, confortáveis, e ficam em shopping centers. Mas como a programação em inglês é esporádica, é melhor olhar bem a lista de filmes, caso esteja procurando algo no idioma original.

Mas se você quer treinar seu alemão, e não se importa de assistir filmes dublados (até porque, assim como no Brasil, os dubladores na Alemanha são ótimos, e alguns são característicos por fazerem sempre as vozes dos mesmos atores), pode ir a qualquer um dos cinemas que citei. É um dos meus programas preferidos, e já testei boa parte deles. Até hoje não tive problemas com a sala de projeção, atendimento, ou marcação de lugar. 🙂

E aí, já comprou seu ticket? Então, viel Spass! (divirta-se!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top