Blog

Como se localizar na estação central de Hamburgo (Hauptbahnhof)

Viajar de trem na Alemanha é uma ótima forma de conhecer diversas cidades no país. Se você vai viajar de trem, seja para Hamburgo ou para outra cidade a partir de Hamburgo, e está em dúvida sobre como se localizar dentro da estação central, aqui vão algumas dicas.

A estação central de Hamburgo (Hamburg Hauptbahnhof, ou apenas Hbf) está localizada no bairro de Sankt Georg, uma área bem central da cidade, próxima a diversas lojas e hotéis. Portanto, além de ser o principal ponto de referência de transporte público em Hamburgo, é também uma locação prática para os viajantes que visitam a cidade.

Há quatro entradas principais:

Glockengießerwall/Mönckebergstraße e Steintorwall (Hauptbahnhof Nord) em frente à rua Spitalerstraße, uma das principais zonas de comércio e lojas em Hamburgo. Uma referência para este lado da estação são as lojas Saturn e mais precisamente, a loja da Nike.

Do outro lado, as entradas são pela Kirchenallee e pela Steindamm (Hauptbahnhof Süd). Deste lado, está a rodoviária (Zentraler Omnibus-Bahnhof, ou apenas ZOB) e a maior parte dos hotéis e hostels do bairro de Sankt Georg. Não se assuste se na sua passagem não estiver escrito se é saída Nord ou Süd, pois na prática, essa denominação serve mais para referência de localização. A estação central é um prédio só e se você sair do lado errado, pode dar a volta por fora ou cortar caminho por dentro (mais recomendado).

Sinalização – onde fica minha plataforma?

Na estação central de Hamburgo você verá painéis eletrônicos, como no aeroporto, com os horários de chegadas e saídas de trens. A plataforma é indicada no painel pela palavra Gleis e os números das plataformas aparecem em destaque nas placas espalhadas pela estação. Ao lado, estão os avisos sobre mudanças de última hora nas plataformas ou nos horários. Fique atento!

Olhe as placas azuis

As placas azuis com letras brancas indicam informações como: armários guarda-volumes, números das plataformas, linhas de metrô e trens regionais, elevador, para que lado fica o ponto ônibus ou de táxi. Os banheiros e fraldários também são sinalizados em placas amarelas.

Lanche e compras de última hora 

Chegar cedo é sempre importante, até porque os trens na Alemanha são conhecidos pela pontualidade. Mas se você se programou para chegar ainda mais cedo, precisa fazer uma comprinhas rápida, um lanche, ou ir ao banheiro, você não vai passar aperto na estação central de Hamburgo. Há farmácia, mercadinho, padarias, lanchonetes e até mesmo lojas de roupas e sapatos.

Conexão com as linhas de trem e metrô (U-Bahn e S-Bahn)

Para fazer sua conexão dentro da cidade com as linhas de S- ou U-Bahn, verifique as placas azuis mencionadas acima para saber em que direção está a entrada para sua plataforma do metrô. Em Hamburgo e também em toda a Alemanha, o S-Bahn é sinalizado pelo S verde e o U-Bahn, pelo símbolo do U azul. Os trens regionais são geralmente sinalizados por um círculo preto com a letra R mas também podem ser sinalizados por RB ou RE.

A linha S1, que vai para o aeroporto, também é sinalizada com o aviãzinho.

 

Quer conhecer Hamburgo com guias brasileiros que moram na cidade? Entre em contato conosco! Também fazemos passeios guiados para Lübeck, Bremen, Schwerin e passeios com grupos pela região do rio Reno até Frankfurt.

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top