Blog

A prefeitura de Hamburgo

Prefeitura de Hamburgo, a Rathaus

Uma das paisagens mais marcantes de Hamburgo é sem dúvida, o prédio da prefeitura (Rathaus). Após o grande incêndio de 1842, boa parte do centro antigo de Hamburgo precisava ser reconstruído, incluindo a antiga prefeitura que foi dinamitada para que se impedisse a passagem das chamas que varriam a cidade há dias. E, já que um prédio era necessário, por que não fazê-lo maior e em um local mais amplo? Depois de 40 anos de planejamento,onde por diversas vezes o projeto foi parado devido a revoluções, disputas e uma epidemia de cólera, em 1886 iniciaram as obras da nova prefeitura no local do antigo convento Johanniskloster, que lá estava desde 1230.

A prefeitura (Rathaus) vista da praça Rathausmarkt
A prefeitura (Rathaus) vista da praça Rathausmarkt

Construção da prefeitura de Hamburgo

Na construção da nova prefeitura Hamburgo foram gastos mais de 11 milhões de Marcos de ouro, o que para a época era uma quantidade fabulosa. A ideia era recuperar a auto-estima da cidade após o grande incêndio e a cólera, mostrando a seus habitantes e visitantes toda sua imponência e força econômica.

Devido às condições to terreno pantanoso, muito similares às de Veneza, antes da construção se iniciar 4000 troncos de árvores foram instalados no solo a fim de sustentar a Rathaus. Esta técnica se faz necessária já que sem tal sustentação os edifícios em terrenos deste tipo tendem a afundar levemente com o passar do tempo.

Incrivelmente estes mesmos troncos ainda formam os alicerces deste edífico, com seus 112m de altura (na torre),112m de comprimento por 78m de largura e 17.000m2 de área total.

Pátio interno da prefeitura
Pátio interno da prefeitura

Prefeitura de Hamburgo hoje

Por se tratar de uma cidade-estado (uma das três únicas da Alemanha), Hamburgo concentra em sua prefeitura o parlamento (governo municipal), o senado (governo estadual) e o escritório do prefeito.

A prefeitura conta ainda com 647 quartos, 6 a mais que o palácio de Buckingham, de acordo com os dados oficiais.

Até 1971 contava-se que a prefeitura possuía 646 quartos, porém um simples descuido de um funcionário ao deixar cair uma pasta atrás de um armario revelou um cômodo desconhecido até então. Por isso especula-se que outros quartos ainda podem vir a ser encontrados.

Passeios guiados

Em nossos passeios damos muitos mais detalhes e histórias desse incrível edifício, enquanto passeamos por algumas de suas mais incríveis salas.

Além de passeios guiados conosco, também é possível realizar tours pela prefeitura sem agendamento prévio. Mas é importante acompanhar no site oficial da prefeitura de Hamburgo os horários da visita guiada. Em regra, os passeios em alemão acontecem de segunda à sexta-feira, de 10h às 15h; aos sábados, de 10h às 17h e aos domingos, de 10h às 16h, sempre a cada 30 minutos.

Os horários dos passeios em inglês e francês devem ser consultados pelo telefone.

prefeitura_hamburgo_rathaus_hamburg_patio_fonte_higia
A fonte de Hígia, localizada no pátio interno da prefeitura

 

.

 

 

 

 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top