Prefeitura de Hamburgo, a Rathaus
Uma das paisagens mais marcantes de Hamburgo é sem dúvida, o prédio da prefeitura (Rathaus). Após o grande incêndio de 1842, boa parte do centro antigo de Hamburgo precisava ser reconstruído, incluindo a antiga prefeitura que foi dinamitada para que se impedisse a passagem das chamas que varriam a cidade há dias. E, já que um prédio era necessário, por que não fazê-lo maior e em um local mais amplo? Depois de 40 anos de planejamento,onde por diversas vezes o projeto foi parado devido a revoluções, disputas e uma epidemia de cólera, em 1886 iniciaram as obras da nova prefeitura no local do antigo convento Johanniskloster, que lá estava desde 1230.

Construção da prefeitura de Hamburgo
Na construção da nova prefeitura Hamburgo foram gastos mais de 11 milhões de Marcos de ouro, o que para a época era uma quantidade fabulosa. A ideia era recuperar a auto-estima da cidade após o grande incêndio e a cólera, mostrando a seus habitantes e visitantes toda sua imponência e força econômica.
Devido às condições to terreno pantanoso, muito similares às de Veneza, antes da construção se iniciar 4000 troncos de árvores foram instalados no solo a fim de sustentar a Rathaus. Esta técnica se faz necessária já que sem tal sustentação os edifícios em terrenos deste tipo tendem a afundar levemente com o passar do tempo.
Incrivelmente estes mesmos troncos ainda formam os alicerces deste edífico, com seus 112m de altura (na torre),112m de comprimento por 78m de largura e 17.000m2 de área total.

Prefeitura de Hamburgo hoje
Por se tratar de uma cidade-estado (uma das três únicas da Alemanha), Hamburgo concentra em sua prefeitura o parlamento (governo municipal), o senado (governo estadual) e o escritório do prefeito.
A prefeitura conta ainda com 647 quartos, 6 a mais que o palácio de Buckingham, de acordo com os dados oficiais.
Até 1971 contava-se que a prefeitura possuía 646 quartos, porém um simples descuido de um funcionário ao deixar cair uma pasta atrás de um armario revelou um cômodo desconhecido até então. Por isso especula-se que outros quartos ainda podem vir a ser encontrados.
Passeios guiados
Em nossos passeios damos muitos mais detalhes e histórias desse incrível edifício, enquanto passeamos por algumas de suas mais incríveis salas.
Além de passeios guiados conosco, também é possível realizar tours pela prefeitura sem agendamento prévio. Mas é importante acompanhar no site oficial da prefeitura de Hamburgo os horários da visita guiada. Em regra, os passeios em alemão acontecem de segunda à sexta-feira, de 10h às 15h; aos sábados, de 10h às 17h e aos domingos, de 10h às 16h, sempre a cada 30 minutos.
Os horários dos passeios em inglês e francês devem ser consultados pelo telefone.

.
1 comentário