Blog

Restaurante Altes Mädchen: para tomar uma cerveja local e curtir o fim de tarde

Depois de Sankt Pauli, Sternchanze é o bairro mais alternativo de Hamburgo. Repleto de bares, restaurantes, lojinhas locais, muitas delas second-hand, street art por todos os lados e moradores descolados.

Mas em meio a tanta informação, um lugar em especial chamou a minha atenção no “Schanze” como o bairro costuma ser chamado. É o restaurante/cervejaria Altes Mädchen (lê-se “aLLtes” – enrolando a língua e “mêdchen”) ou “menina velha” em alemão. Fica na Lagerstraße (algo como “rua do depósito”), que tem esse nome devido aos antigos armazéns de tijolinho que tomavam conta de boa parte do quarteirão. Hoje em dia, os armazéns foram transformados em escritórios, agências de publicidade, ateliers e é claro, restaurantes.

altesmaedchen_viagemhamburgo

Não importa a época do ano, o Altes Mädchen sempre tem uma atmosfera bacana. No inverno, a decoração interna é bem aconchegante, com muitas velas, sofás, e no verão, as grandes portas de vidro do salão são abertas, além das mesinhas com guarda-sol do lado de fora. No fim do post tem um vídeo curtinho mostrando o lugar. A vista do pátio com a torre de TV ao fundo é a cara de Hamburgo! Mas o forte do restaurante são mesmo as cervejas. Para quem aprecia, fica difícil escolher entre mais de 50 tipos. O preço varia bastante: desde um copo de 300ml por 2,90 Euros a garrafas de 750 ml a 40 Euros. Mas até mesmo as cervejas mais em conta são de ótima qualidade e não decepcionam.

altesmaedchen_viagemhamburgoO cardápio de refeições entre meio-dia e 17:30h costuma ser limitado a algumas sopas, sanduíches e saladas. Depois deste horário, há mais opções, como a costelinha com molho de Rotbier. Para quem gosta ou quer conhecer pães alemães, a variedade é grande, e às vezes tem até pãozinho feito com a cevada fornecida pela Ratshernn, a cervejaria que fica logo ao lado. Se quiser apreciar uma gastronomia mais elaborada, é melhor começar a noite no restaurante vizinho Bullerei, do chef popstar alemão Tim Mälzer, também na Lagerstraße.

Na dúvida do que escolher, os garçons da Altes Mädchen recomendam as cervejas que combinam com qual prato, além das dicas de cervejas sazonais, como as summer edition, por exemplo. Falando em verão, nessa época do ano costumam rolar alguns eventos no local, como degustação de cervejas. Quem sabe você dá sorte de ir ao Altes Mädchen no dia certo. 😉

altesmaedchen_viagemhamburgo

Altes Mädchen
Lagerstraße 28b, 20357 Hamburg
Transporte público: trem S11, S21 ou S31 / metrô U3 – Estação: Sternschanze

Quer fazer o tour por uma cervejaria local em Hamburgo, e ver de perto como funciona a fabricação artesanal? Fale com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top