Blog

Miniatur Wunderland: o mundo em miniatura

Conheça o museu em miniatura, que se tornou uma das atrações mais visitadas da Alemanha*

(post atualizado em janeiro de 2017)

A verdade é que eu sou suspeitíssima para falar da Miniatur Wunderland, pois esse é um dos meus lugares preferidos em Hamburgo! Já até perdi a conta de quantas vezes estive lá…

A Miniatur Wunderland é o maior museu de ferromodelismo do mundo, com 1300m2 de área de modelos, e também uma das atrações mais visitadas em toda a Alemanha. Todos os dias, visitantes do mundo inteiro vem descobrir esse pequeno grande mundo em réplica em Hamburgo. E o sucesso já é tão internacional, que o museu tem um quadro com o número de visitantes de cada país (por isso irão te perguntar logo no caixa de onde você é).

Localizada na Speicherstadt, o distrito dos antigos armazéns de Hamburgo – o próprio museu está localizado em um antigo armazém reformado – o caminho para chegar à Miniatur Wunderland já proprociona uma linda vista da cidade. De um lado, o porto e a igreja de São Miguel, e do outro, a igreja de Santa Catarina. O metrô que deixa em frente à Speicherstadt faz uma parte do trajeto fora do subsolo, proporcionando uma vista incrível. Linha do metrô: U3 – parada: Baumwall.

Chegando na Miniatur Wunderland à noite – vista para igreja de Sankt Katharinen

Entre os cenários da Miniatur Wunderland encontram-se réplicas de partes da Alemanha, Suiça, Escandinávia e Estados Unidos. A réplica da Itália e o Vaticano em miniatura é a mais nova atração, inagurada em setembro de 2016. E não para por aí: para a próxima década já estão programadas as construções da África, Reino Unido e França!

A réplica impecável da Praça de São Pedro, no Vaticano

Sinta-se um gigante!

Analisar cada cenário da Miniatur Wunderland faz qualquer um se sentir um gigante, passando horas e horas ao tentar descobrir tudo o que acontece dentro do mundinho em miniatura. Adultos, crianças, todos muito atentos buscando o que tem de curioso ou de novo nos cenários.

DICA: tente descobrir as cenas curiosas. Protestos pelos animais, um boneco de neve no banheiro, um duelo de cavaleiros e um dinossauro, são apenas algumas das surpresas reservadas para os visitantes mais atentos.

Cenas curiosas: pessoas e pinguins brincando na neve da Escandinávia

Existe até mesmo uma cidade fictícia na Miniatur Wunderland. Procure na internet por Knuffingen 😉

A ideia era reunir diversas paisagens da Alemanha em um cenário, porém reconstruir cada região do país demandaria uma área muito grande dentro do museu. Então foi criada uma cidade fictícia com os princpais pontos do país. A propósito, Knuffingen possui até um website oficial, com direito a livro de ouro dos visitantes!! http://www.knuffingen.de/
Detalhes por toda a parte

Se você acha que isso é pensar em todos os detalhes… Cada cenário na Miniatur Wunderland possui botões de controle, que acionam algum movimento, como por exemplo, mover trenzinhos, iniciar um duelo de cavaleiros medievais, abrir uma ponte elevadiça e até empacotar mini barras chocolates na fábrica da Lindt!

No video, você vê o que acontece ao acionar o botão da Elbphilarmonie, a nova casas de concertos de Hamburgo. Vídeos feitos por mim e com legendas em português!! 🙂

Nesse outro vídeo, mais um botão de controle. Dessa vez, acionando uma corrida dentro do aeroporto!

Além disso, a cada 15 minutos as salas ficam escuras, para dar o efeito de dia e noite.

A Suíça vista de noite, sob o efeito das luzes na Miniatur Wunderland

É “à noite” também que o vulcão Vesúvio entra em erupção. Mais uma construção fantástica dos técnicos do museu.

DICA: Não há restrição de idade para entrar na Miniatur Wunderland, mas quem vai com crianças é bom ficar atento para que os pequenos curiosos não queiram mexer nos cenários. Há apenas uma barra separando os dioramas do público, para que se veja cada detalhe.

Especial para a Copa de 2014

Volta e meia, a MiWuLa promove parcerias para ocasiões especiais. Como em 2014, às vésperas da Copa do Mundo, quando lançou um vídeo promocional para a competição. Para comemorar o evento, foram inseridas algumas cenas dentro dos dioramas existentes, como por exemplo, torcedores assistindo a um jogo no telão. Dá só uma olhada no vídeo, e tente entender o que o cantor diz em português!

CURIOSIDADE: Dois personagens, Bolle e Ernst, foram criados para incorporar os fãs de copa do mundo. Existe até um blog contando as peripécias deles com o futebol. Para ver o blog deles clique aqui. A piada era mostrar Bolle e Ernst tentando ir ao Brasil. Pois é, eles queriam assistir a copa no Brasil (em alemão, Brasilien) e foram parar em outra Brasilien, uma cidadezinha no litoral norte da Alemanha (que existe mesmo, e fica ao lado de Kalifornien)!

É tanta coisa que não cabe em post só!! Clique aqui para ver a PARTE 2 da minha visita à Miniatur Wunderland.

Rafaella

*Dados da DZT (Deutsche Zentrale für Tourismus) de acordo com pesquisa realizada no fim de 2016

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top