Hamburgo

Bem-vindos a Hamburgo, a cidade das pontes e canais

 

Já no finalzinho do rio Elba, quase desembocando no Mar do Norte, encontra-se Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha.

Difícil escolher uma só imagem que represente Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha*. O porto, a prefeitura em frente ao Alster, seus parques, entre tantos outras belas paisagens. São mais de nove séculos de história às margens do rio Elba, em uma cidade onde o charme da atmosfera marítima vive entre o contraste do moderno com o que sobreviveu à Segunda Guerra.

Seus moradores a chamam carinhosamente de “schönste Stadt der Welt“, ou “a cidade mais linda do mundo”. Em outras cidades da Alemanha, é conhecida como “a Veneza do Elba”, devido às suas 2500 pontes**.

Speicherstadt, o antigo distrito dos armazéns, patrimônio da Unesco Turismo em Hamburgo
Speicherstadt, o antigo distrito dos armazéns, patrimônio da Unesco

A história de Hamburgo é marcada pelo comércio marítimo, a força motriz da cidade-Estado desde sua fundação. É muito comum ver referências ao mar, ao porto e à navegação em diversos pontos da cidade, seja nas fachadas dos prédios ou até mesmo nas lojinhas de souvenir.

Apesar de ser uma das maiores cidades da Alemanha e muito querida entre os próprios turistas alemães, Hamburgo consegue manter seu charme sem se perder no ritmo de uma cidade grande. É possível caminhar pelas ruas limpas e tranquilas da cidade a qualquer hora do dia, sem preocupação.

Turismo em Hamburgo

Sua prefeitura em estilo gótico, próxima ao rio Alster, data do século XVI, é uma das mais impressionantes de toda a Alemanha. Saindo do centro, em direção à Speicherstadt, encontram-se os antigos armazéns, que hoje abrigam escritórios e museus, entre eles, o famoso Miniatur Wunderland, o maior museu com reconstruções em miniaturas do mundo.

Mais à frente, o porto de Hamburgo, de onde saem as barcas, parte do transporte público da cidade, e onde também é possível ver grandes embarcações chegando e saindo.
Ainda na região do porto, uma rápida caminhada nos leva à Reeperbahn, o local perfeito para os mais boêmios. A praça dos Beatles, bares, restaurantes, clubes para todos os gostos e até sex shops 24h, fazem desta a rua mais agitada da vida noturna de Hamburgo.

Principais atrações turísticas de Hamburgo

Hamburgo possui algumas atrações internacionalmente conhecidas, como o museu Miniatur Wunderland e a praça dos Beatles. Mas a cidade ainda tem muito mais a oferecer. Afinal, Hamburgo é uma cidade grande, a maior do norte da Alemanha e a maior cidade dentro da União Européia sem ser capital. Para os brasileiros que pensam em visitar a cidade, fica a curiosidade: e aí, o que é que Hamburgo tem?

Uma visão geral dos principais pontos da cidade mostra o porquê de Hamburgo ser tão querida por seus moradores e admirada por seus visitantes.

Rathaus (prefeitura)

A magnífica construção em estilo neorrenascentista, datada de 1897, é um dos cartões postais mais famosos de Hamburgo. Vista da praça que fica à sua frente (Rathausmarkt), chega a ser difícil enquadrar a prefeitura em uma única foto devido às suas dimensões. Um espetáculo de detalhes, tanto em sua fachada, quanto no interior. Dica: entrando pela lateral do prédio da prefeitura, você chegará no pátio interno, onde está a belíssima fonte de Hígia. Aqui no Viagem Hamburgo já fizemos um post só sobre a prefeitura de Hamburgo.

Prefeitura de Hamburgo e o portão do mercado de Natal (Weihnachtsmarkt) Turismo em Hamburgo
Prefeitura de Hamburgo e o portão do mercado de Natal (Weihnachtsmarkt)

Alster

O rio que corta o centro de Hamburgo. Da frente da prefeitura é possível ver a parte menor do Alster (Binnnenalster), que no passado fora represada dentro do antigo muro da cidade. Por isso o Binnenalster é também chamado de lago. Nas estações mais quentes do ano, é muito comum ver praticantes de remo e vela no Alster. Para quem gosta, é possível alugar caiaques e remar pelo Alster e canais ao seu redor.

O rio Alster visto da prefeitura
O rio Alster visto da prefeitura

Porto de Hamburgo 

Impressionante por seu tamanho, o porto de Hamburgo é extremamente limpo e organizado, o que permite aos seus visitantes transitar tranquilamente porboa parte de sua extensão. Já chegando na estação de Landungsbrücken, tem-se a primeira impressão do que é este porto, e também uma das vistas mais bonitas da cidade. As barcas e navios que chegam, o sol espelhando o rio Elba…O cenário perfeito para um fim de tarde. Para os mais curiosos, vale a pena fazer um tour mais completo pelo porto, seja a pé ou de barco. Para saber mais sobre o porto de Hamburgo, dá uma olhada nesse nosso outro post.

A rua onde acontece a vida noturna da cidade. A antiga área de prostiuição próxima ao porto hoje revitalizada, dá lugar a diversos bares, teatros e clubes para todos os gostos. O museu de cera Panoptikum, o teatro TUI Operettenhaus, pubs com música ao vivo, sex shops abertos 24h, e até a famosa praça dos Beatles! Por mais que se escreva, só mesmo visitando é que se entende o que é a Reeperbahn! 🙂

Saindo da rua Reeperbahn e entrando na Große Freiheit, um dos pontos mais famosos da noite de Hamburgo
Saindo da rua Reeperbahn e entrando na Große Freiheit, um dos pontos mais famosos da noite de Hamburgo

Planten un Blomen

Um parque de 470 mil m2 no meio da cidade! O parque, cujo nome vem do dialeto baixo-alemão e significa “plantas e flores”, diferencia-se por seus jardins temáticos, como a estufa com espécies tropicais, o jardim das rosas, o jardim japonês, entre outros. No verão são oferecidos eventos ao ar livre, como teatro e concertos de música. E o melhor: a entrada do Planten un Blomen é gratuita! Dica: início de maio é a época das cerejeiras em flores, um espetáculo visual à parte!

Miniatur Wunderland

O famoso museu de miniaturas, com a mais extensa linha de ferromodelismo do mundo! Uma das maiores atrações de toda a Alemanha, a Miniatur Wunderland conta com réplicas de diferentes lugares, desde a Escandinávia aos Estados Unidos. Riquíssimo em detalhes, o museu atrai visitantes de todas as idades. Impossível sair da Miniatur Wunderland sem se impressionar: cidades, cenários cotidianos, e até mesmo um aeroporto e um festival de música estão dentro da lista de réplicas. E o museu não pára de expandir: em 2015 será inaugurada a ala da Itália, incluindo Roma e Costa Amalfi.

Speicherstadt, o distrito dos armazéns de Hamburgo

O maior complexo contínuo de armazéns do mundo. Somente isto já valeria uma visita. Adicione a isto mais de 15 museus, como o maior museu em miniatura do mundo (Miniatur Wunderland), além de diversos canais, e você tem tudo que precisa para um dia inesquecível.

 

Museu Martitimo Internacional

A mais nova adição aos pontos turísticos de Hamburgo: a Elbphilharmonie

Airbus

Uma das fábricas de aeronaves da Airbus está localizada em Finkenwerder, ao sul do rio Elba e a apenas 25 km do centro de Hamburgo. É possível agendar uma visita à uma das fábricas. Para mais informações, fale conosco.

Prototyp Museum

O Prototyp Museum é a coleção dos sonhos dos apaixonados por carros. São 2500 metros quadrados, com diversos modelos e é claro, protótipos de carros de corridas de diversas épocas. Entre alguns modelos estão a Jordan F1 191 de Schumacher e um Type 63, predecessor da Porsche, da década de 30.

 

Muitos e muitos cafés!

Seja para os festeiros recuperarem suas energias no dia seguinte, ou para os turistas que preferem fazer uma pausa agradável durante o passeio, Hamburgo tem diversos cafés e padarias espalhados pela cidade. Os alemães amam variedades de pães e um bom café, e cada região possui suas especialidades. Que tal uma parada para um Franzbrötchen? (que, apesar do nome, em nada se parece com nosso pão francês).

Quer conhecer Hamburgo com quem conhece a cidade? Oferecemos passeios guiados por Hamburgo e todo o norte da Alemanha.

 

Isso é só um pouco do que Hamburgo tem a oferecer!

Já pensou em vir para o Norte nas próximas férias?

*Número de habitantes – dados de 2015. Fonte: Statista

**Fonte: site oficial do governo  de Hamburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top