Blog

George RR Martin em Hamburgo – Fãs de Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones

Ontem o Viagem Hamburgo juntou se juntou à trupe de fãs de “Game of Thrones” e “As Crônicas de Gelo e Fogo” para ir ao Harbour Literature Festival, o festival de literatura que vai até outubro em Hamburgo. Já na entrada do Congress Center, um cartaz dizia “o autor da série mais bem-sucedida dos nossos tempos”. Quem ainda não sabe de quem estou falando, é o americano George RR Martin, autor da série de livros que deram origem à série Game of Thrones da HBO, um dos maiores fenomenos de audiência e mídia dos últimos anos. Para os mais de 3 mil espectadores, era a chance saber um pouco mais das histórias e da mente por trás do universo de Westeros, e quem sabe, uma pista sobre o futuro da saga.

VIAGEMHAMBURGO_literaturefestival_hamburg

Brasil representado no evento!

Melize, do blog Na Alemanha Tem?, Aloá, a parceira de assuntos da cultura pop, e eu – tietagem, risadas e alemães se perguntando “quem são essas figuras”.

O Rapha preferiu ficar de fotógrafo mesmo rsrs

 

 

A entrevista foi conduzida em inglês pelo crítico literário alemão Denis Scheck e não houve perguntas da plateia (talvez para poupar o autor das mesmas perguntas ansiosas de sempre). Tranquilo, simpático, e com respostas perspicazes, George contou sobre sua infância em New Jersey, seu pai, que foi combatente na Segunda Guerra Mundial, e sobre o gosto por comic books e super-heróis, sempre com muito bom humor. “O que eu gostava do Lanterna Verde, é que o poder dele vinha de um anel. Já o Batman precisava fazer muitos exercicios”. Ao falar sobre como era raro um garoto ser nerd durante sua infância, e sobre como essa cultura é tão popular hoje, ele soltou uma das melhores frases da noite: “And now we rule the world“.

Ainda criança, Martin escrevia cartas para a Marvel, e uma delas, em que mostrava sua empolgação sobre um gibi do Quarteto Fantástico, foi lida no evento. Fã de ficção cientifica, dragões, dinossauros, e entusiasta da exploração espacial, Martin explica que “dragons are cool” e conta um pouco mais sobre sua afeição a essas criaturas.

E como sempre, não podia faltar aquela resposta provocadora. O entrevistador diz que “dragões são fascinantes por serem indestrutíveis” e George responde “Não sei o que a Dany diria isso. Quem disse que eles não são?” e arrancando risos da platéia com o seu “let´s wait and see“.

Para terminar, Martin ainda leu um dos capítulos já publicados de “Winds of Winter”, que envolve as casas Martell e Targaryen. Como ele mesmo disse “quem acompanha só pela serie da HBO pode ficar meio confuso, pois os personagens deste capítulo não apareceram na série”.

Sobre a relação com os fãs, George diz que o status de celebridade trazido principalmente pela TV às vezes incomoda “I have mixed feelings about it“. Não pelos fãs, que “individualmente são sempre legais” mas pela fama ser algo do qual não se desliga. Mas mesmo assim, ele continua morando na mesma casa de vinte anos atrás, e se focando no trabalho, com a consciência de que quer entregar o melhor a seus leitores. Essa parte achei bem bacana, porque com tantas teorias sobre o desfecho da história rolando por ai, é claro que os fãs esperam respostas, mas vamos lembrar que se estamos angustiados para saber o futuro dos personagens, é porque o desenrolar da história foi muito bem feito. (Ok, se o livro sair logo também não é problema, viu? rsrs)

Como fã da série de TV, e que ainda não terminou os livros, confesso que vou continuar com muita raiva toda vez que um personagem bacana morrer. Mas depois de conhecer um pouquinho mais da história do George RR Martin, vi que na verdade ele é um senhorzinho nerd, de um tempo em que essa palavra ainda nem existia e muito menos era moda, e que conseguiu se igualar (ou até superar) muitos autores e artistas que o inspiraram. E principalmente, numa época de tantos avanços tecnológicos em que vivemos, conseguiu criar uma obra que marcou a nossa geração, com uma trama cheia de heróis e vilões de um passado e uma terra ficticia. Afinal, vai dizer que não é esse nao é um sonho nerd? 🙂

E finalmente a foto que resumiu o sentimento de muitos que foram ao evento ontem! Falei pra menina que ela ia ficar conhecida no Brasil 😀

*SPOILER!*

viagemhamburgo_literaturfestival

Pelo jeito ainda vamos continuar um tempo “sabendo de nada”. Então tá né…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top