Blog

A fonte de Hígia, uma atração escondida na Prefeitura de Hamburgo

Uma das atrações turísticas escondidas de Hamburgo é a Fonte de Hígia. Quem visita a Prefeitura fica tão estonteado com esta incrível atração da cidade, que não percebe a existência de uma entrada lateral. É o caminho para o pátio interno da prefeitura, no qual está a fonte de Hígia.

Eu não sei se é a cor esverdeada da pátina sobre o bronze, ou se é a história por trás da obra, mas fato é que sempre me surpreendo com esta linda fonte.

O monumento, que se tornou uma atração turística em Hamburgo, foi construído em 1895/96 pelo escultor Joseph von Kramer, para comemorar o fim de uma epidemia de cólera que devastou a cidade em 1892, deixando mais de 8.000 mortos.

A fonte possui três niveis e no alto está localizada a estátua da deusa Hígia (Hygieia, em alemão), que dá o nome à fonte. Na mitologia grega, Hígia é a deusa da saúde, limpeza e salubridade. De seu nome originou-se o vocábulo “higiene”.

Inicialmente, a ideia era representar Mércurio, da mitologia romana (Hermes, na mitologia grega) no topo da fonte, em homenagem aos comerciantes da cidade. Porém, com o fim da grande epidemia de cólera, decidiu-se trocar a ideia inicial pela figura de Hígia sobre um dragão (cólera) ao seus pés, simbolizando claramente a vitória sobre a doença. A água que jorra da travessa nas mãos de Hígia representa o seu poder de cura e limpeza deste elemento.

As figuras que se veem nas bordas da fonte simbolizam as diferentes conexões da cidade de Hamburgo com a água, por meio da representação de seres mitológicos, como o fauno que segura uma concha.

Bônus!!!

Quando visitar este pátio, tente descobrir o brasão das armas do Brasil esculpido em algum lugar na fachada! 🙂

 

Venha conhecer Hamburgo conosco, em nossos passeios guiados!

É muito mais interessante conhecer uma cidade como viajante, descobrindo a história e os fatos de cada lugar do que apenas passar por eles e dar check-in. 😉

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top