Blog

A fantástica fábrica de balinhas em Hamburgo

Em português, bala, ou confeito. Em inglês, candy, ou sweety. Em alemão, bon bon. Ufa! Comecei o post com essa explicação só pra mostrar um pouco da confusão de nomes para falar de algo tão simples, caso queiram comprar durante as viagens: as queridas balinhas. Aquelas feitas de goma de açúcar, coloridas e durinhas.

Mas essas balinhas aqui não são as industrializadas, que você compra no mercado. São balinhas feitas de forma artesanal, como nos tempos da vovó. Ao açúcar bem caramelizado, que amolece, são adicionadas as cores e sabores, e depois mexe pra lá, pra cá, pra lá de novo, até formar canudos finos, que são cortados em cubinhos.

Essa maravilhosa oficina de balinhas fica no bairro de Altona, em Hamburgo. A Bonschenladen é uma lojinha bem local, em que essa produção é feita na hora e na frente dos clientes 🙂 Tudo funciona dentro da loja, assim você vê os confeiteiros transformando as massas coloridas e sem forma em lindas e deliciosas balinhas, que são vendidas por peso ou em pacotinhos prontos.

bonschenladen_viagem_hamburgo
Doces ou azedinhas, são todas deliciosas. E também uma ótima ideia de presente de Hamburgo.
bonschenladen_hamburgo_loja_balinhas_dono
Uwe, o simpático dono da Bonschenladen

O dono da loja, o simpático Uwe, nos recebeu de forma descontraída (chegou sorrindo e falando alto) e explicou um pouco da história da loja: ele e a esposa trouxeram a ideia da Dinamarca, onde viram este conceito de loja de balinhas sendo feitas sob os olhares dos clientes, e ficaram fascinados. Como queriam montar o próprio negócio, decidiram investir na ideia. “No começo não foi fácil”, disse, “buscamos como colocar essa ideia em prática, o lugar”. E tanto trabalho parece ter dado, já que a loja existe há dez anos. E o prazer no que faz também é algo importante para ele. “Temos muito prazer em fazer isso. Não é só vender balas; mas também o ambiente aqui, as pessoas vendo como as balas são feitas. Nós também nos divertimos.”

Além do colorido das balinhas, que fazem qualquer um voltar à infância, o cheirinho da loja é maravilhoso! Ora laranja, ora baunilha, entre outros, depende do que estiver sendo preparado.

Enrola daqui, puxa dali, e aos poucos a gigante massa de caramelo é transformada em balinhas cortadas uma por uma.
Enrola daqui, puxa dali, e aos poucos a gigante massa de caramelo é transformada em balinhas cortadas uma por uma.

E como bom Hamburguês que o Uwe é, perguntei a ele uma dica sobre a cidade. “Ah o (rio) Elba…que vem a Hamburgo tem que ver o Elba, as margens do porto”. E por falar em coisas típicas de Hamburgo, o nome da loja vem de Bonschen, que é o nome dado a estas balinhas no norte da Alemanha, e laden = loja, em alemão.

Pra terminar, ainda me aconselhou a experimentar o sabor “limão com sal”. O resultado foi surpreendente: a bala é mais docinha do que eu esperava! 😉

A Bonschenladen fica na Friedensalle, 12, e não abre domingo nem segunda-feira.

http://www.bonscheladen.de/

Quer conhecer Hamburgo num passeio feito sob medida para o seu gosto? Mande um e-mail para contato@viagemhamburgo.com que fazemos uma proposta personalizada.

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top