Blog

Como foi o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

 

Que fim de semana maravilhoso! Entre os dias 11 e 14 de novembro, participei, pela primeira vez, do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (EEBB), representando o Viagem Hamburgo e o Maria de Lux. Foram três dias de muito aprendizado, bate-papo e contato com outros blogueiros fora da vida online.

O que é o EEBB? O Encontro acontece desde 2014, com o intuito de aproximar e promover a troca de experiências entre blogueiros brasileiros que moram na Europa. Começou em Barcelona com 17 participantes, foi para o Porto em 2015, e este ano Berlim foi a sede, já com 60 blogueiros. Após tantas atividades, já que tem tanta coisa bacana para contar, vamos aos detalhes.

A melhor parte do encontro: todo mundo reunido. Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli
A melhor parte do encontro: todo mundo reunido. Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli

Sexta-feira: à tarde, a maioria de nós, já presentes em Berlim, nos reunimos no hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz para dar uma volta pelo bairro de Kreuzberg, sob a batuta da Nicole Plauto e do Pacelli Luckwu, do Agenda Berlim (guias da cidade e co-organizadores do evento, que você já deve conhecer; se não, corre lá). Também visitamos a feirinha turca do Maibachufer, onde provamos algumas delícias. Apesar de frio, o dia ensolarado nos presenteou com lindas paisagens como esta. viagem_hamburgo_berlim_IIIEEBB

À noite seguimos para o The Circus Hostel Berlin, para a primeira confraternização do grupo. Encontro na Alemanha tem que ter cerveja e nada melhor do que um hostel que também tem uma microcervejaria. O ambiente é bem aconchegante. Experimentamos uma das cervejas produzidas por eles e tivemos o primeiro sorteio do encontro, comandado pela Claudia Boemmels, da Revista Brasileiros Mundo Afora, e também organizadora do evento. Adivinhem quem ganhou o primeiro sorteio!! Quem sabe agora com uma Bierkrug digna, eu tomo mais gosto por cerveja 🙂

Reunião na cervejaria do The Circus Hostel. Da esq. para a direita: Kely (Femme Volátil), eu, Rodrigo (Trupe da Trip), Gisele e Daniel (Viajar Pela Europa), Edson (Ligado em Viagem), Pacelli (Agenda Berlim), Priscila e Rafael (Cultuga). Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli
Presentes do primeiro sorteio no The Circus Hostel :)
Presentes do primeiro sorteio no The Circus Hostel 🙂

Sábado: cada dia do encontro foi especial, mas o sábado merece destaque. Entre 9:30h e 18h aconteceram as palestras ministradas por colegas blogueiros mais experientes. Cada um falou a respeito de um ponto essencial da atividade de blogueiro, o que tornou o ciclo de palestras tão completo.

Pelo horário, pode parecer cansativo, mas cada apresentação foi tão interessante, que não senti o tempo passar. Ah sim, tivemos aqueles coffee breaks espertos e o almoço, oferecidos respectivamente pela Microsoft Berlin e pela GetYourGuide. Tudo isso no próprio Microsoft Atrium Berlin, localizado na Unter den Linden, um dos endereços mais importantes da cidade.

Entrada da Microsoft Berlin no dia do evento
Entrada da Microsoft Berlin no dia do evento. Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli
viagem_hamburgo_berlim_IIIEEBB_2016_Microsoft
Tudo pronto para as palestras na Microsoft, e as sacolinhas do Ampelmann devidamente organizadas.

Sobre as palestras:

  • Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam, sobre o blog como empresa. Sim, querido/a leitor/a, blog é coisa séria, e a palestra do Daniel foi justamente sobre como profissionalizar a atividade, pautando-se desde aspectos legais, até à atenção em detalhes que fazem muita diferença ao apresentar nosso trabalho.
  • Erick Weicker, do Euro Dicas, falou de SEO. De conceitos básicos sobre Google, a pontos um pouco mais técnicos, a palestra do Erick nos trouxe dicas importantíssimas de forma bem clara. (E no final eu já pensando “cadê o laptop que eu preciso mexer nisso agora” rsrs)
  • Apresentação da visitBerlin, com seus simpáticos representantes e até algumas palavras em Português, sobre o desenvolvimento do turismo na cidade, e como Berlim está aberta a receber seus visitantes.
  • Priscila Roque e Rafael Boro, do Cultuga, trouxeram suas experiências com jornalismo para falar sobre produção de conteúdo.
O casal Cultuga, Rafael e Priscila, na palestra sobre produção de conteúdo
O casal Cultuga, Rafael e Priscila, na palestra sobre produção de conteúdo
  • A GetYourGuide apresentou propostas para parcerias com blogueiros.
  • Juliana Guimarães (Eu Ando Pelo Mundo) e Rita Branco (O Porto Encanta), sobre projetos e parcerias, falaram sobre a apresentação de projetos a possíveis parceiros e como tirar aquela sua ideia do papel.
  • Painel sobre redes sociais, com Camilian Pereira (Destino Munique), Isabela Discacciati (Italia Per Amore), Leticia Diethelm (Viva Viena), Gisele Almeida (Viajar Pela Europa) e Suzana Paquete (That Good Trip), com moderação da Rode Veiga (Entre Duas Culturas). Cada uma falou de uma determinada rede, abordando seus pontos positivos e negativos, e alguns insights de como melhorar a performance do blog nestes canais.
Discussão sobre as principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e YouTube
Discussão sobre as principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e YouTube

Foi muito bom ter a oportunidade de ver colegas mais experientes compartilharem o que sabem, abertos a perguntas. Com tantas informações práticas, até mesmo o que pode não ser novidade para quem tem blog há um tempo, ganha outro aspecto quando apresentado dentro do ponto de vista de alguém que faz aquilo de forma mais eficaz e profissional.

Após as palestras, fomos para o Scandic Hotel Berlin Potsdamer Platz novamente, onde fomos recebidos novamente com muita simpatia e um belo jantar. Tudo preparado com cuidado: o salão, as bebidas, a decoração, a variedade do buffet e o serviço oferecidos pelo hotel. A noite terminou com mais sorteio de brindes oferecidos por diferentes bloguerios e parceiros do evento (e não é que eu ganhei de novo!! Uma caixinha de chicletes da Noir Berlin, estilizada com a foto do “Brüderkuss”).

Detalhes do nosso jantar no Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz
Nosso jantar no Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz
Mais sorteio depois do jantar!
Mais sorteio depois do jantar!

Domingo: nada como começar o dia no topo da cidade… mais um dia de céu azul, e lá fomos nós para o Panorama Punkt, admirar Berlim do alto. O elevador que de tão rápido, conta de três em três andares, nos leva ao último andar. De cara, um visual deslumbrante da cidade. E eu que adoro a Potsdamer Platz em especial, achei lindo ver o prédio da Deutsche Bahn lá de cima. Além das fotos da Potsdamer Platz em diversos momentos do século XX, outra curiosidade do Panorama Punkt é o pedaço de muro exposto aos visitantes, que precisou de helicóptero para lá ser colocado. Depois de admirar a paisagem e tirar muitas fotos, paramos um pouco no café do Panorama Punkt antes de irmos para o próximo passeio.

A cidade em um dos ângulos do Panorama Punkt
A cidade em um dos ângulos do Panorama Punkt.

Seguimos com Nicole e Pacelli para os passeios guiados pela cidade. Enquanto uma parte do grupo seguiu com Pacelli, para o tour Berlim do século XX, fui com o grupo das meninas – animadíssimas, por sinal – para o excelente tour do bairro judeu com a Nicole. Devo dizer que nesses quase sete anos de Hamburgo, já fui inúmeras vezes a Berlim, e é impressionante como sempre há algo de novo a se ver na cidade. E nesse passeio com a Nicole, em especial, aprendi tantos detalhes da história de Berlim e conheci cantos que teriam passado despercebidos. Em muitos momentos, eu e as meninas ficamos maravilhadas com a arquitetura e a arte de rua, queríamos fotografar cada parede e cores, em outros, nos sentimos reflexivas ao escutar mais sobre fatos históricos marcantes que aconteceram em Berlim nos últimos cem anos. Valeu muito a pena!

Pausa para a foto no Mauerpark, durante o passeio com a Nicole, do Agenda Berlim. Foto: Claudia Boemmels www.brasileiros-mundo-afora.com
Pausa para a foto no Mauerpark, durante o passeio com a Nicole. Da direita para a esquerda: Priscila (Cultuga), Ingrid (Em Roma), Rode (Entre Duas Culturas), Letícia (Viva Viena), Raquel (Backpackingalone), Claudia (Brasileiros Mundo Afora), Nicole (Agenda Berlim), Gabriele (Viagem Jovem), Paula (No Mundo da Paula), Kely (Femme Volátil), Mônica (De Café Por Barcelona), Marisa (Brasileiros Mundo Afora) e eu. Foto: Claudia Boemmels www.brasileiros-mundo-afora.com
Passeio com a Nicole, do Agenda Berlim
Passeio com a Nicole, do Agenda Berlim

Segunda-feira: Encerrando as atividades, chegamos à Noir Berlin para um passeio diferente. A Noir é uma loja de souvenirs licenciados pelo artista Thierry Noir, famoso por sua ousadia em pintar no Muro de Berlim, e pelo seu trabalho bem característico.

Foi nesse Trabi aí que andei.
Foi exatamente nesse Trabi que andei.
O chiclete com a foto do "Brüderkuss", da Noir Berlin. Presente no sorteio da segunda noite.
O chiclete com a foto do “Brüderkuss”, da Noir Berlin. Presente no sorteio da segunda noite.

E foi na Noir Berlin que fizemos nosso passeio de Trabant, também conhecido como Trabi, aquele carrinho da Alemanha Oriental (aqui, é claro, estilizado com a arte do Thierry Noir). Em pequenos grupos, fomos conduzidos por uma volta pelo bairro dentro dessa relíquia. A experiência foi divertida sob o ponto de vista turístico, mas me fez pensar como era a vida na Alemanha Oriental, pois este era o único carro disponível, e havia uma fila de espera de anos para adquirí-lo. O modelo no qual andei era de 1984 e, principalmente por ser um dia frio, o Trabi precisou de um tempo para “esquentar” o motor. Com certeza, uma experiência curiosa, que mostra o constraste da Berlim de antes e depois do Muro, e o porquê desta cidade ser tão instigante.

Por fim, na tarde de segunda-feira, é chegada a hora de voltar para casa. Com muitos presentinhos e material na mala, muitas dicas dos palestrantes anotadas e vontade de colocar novas ideias em prática. Foi meu primeiro EEBB, e tanto pessoal quanto profissionalmente, foi muito valioso.

Gostaria de parabenizar e agradecer os organizadores, Nicole e Pacelli do Agenda Berlim, e Claudia, da Revista Brasieiros Mundo Afora, pelo trabalho impecável de coordenar atividades, parceiros e 60 (!) blogueiros. E é claro, agradecer aos parceiros que acreditaram no Encontro: Ampelmann BerlinFrau Tonis PerfumeGetYourGuideHolmes Place, Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz, Microsoft Berlin, Noir BerlinPanorama PunktRitter SportThe Circus Hostel e visitBerlin. Vocês já moram no nosso coração de blogueiro!

Welcome Card da Visit Berlin, parceira do evento.
Welcome Card da visitBerlin, parceira do evento.
Brindes do IIIEEBB. Foto: Raquel, do www.canalbackpackingalone.com
Brindes do IIIEEBB. Foto: Raquel Carvalho www.canalbackpackingalone.com

E o próximo encontro? Ainda não temos datas, mas já temos destino certo ano que vem: Paris, mes amis! Se eu não for à capital francesa antes do encontro, serão sete anos desde minha última viagem à cidade-luz. Uma ótima oportunidade para visitar novamente a cidade. Que venha o 4° EEBB!

Blogueiros participantes, listados por país:

Alemanha
Agenda Berlim (Nicole e Pacelli) – Backpackingalone (Raquel) – Brasileiros Mundo Afora (Claudia) – Claudias Welt (Claudia) – Conexão Berlim (Dulcineia) – Destino Munique (Camilian e Rodrigo)- Entre Duas Culturas (Rode) – Grossa, Eu? (Katia) – Ligado em Viagem (Edson) – Maria de Lux (Eu!)- Trupe da Trip (Rodrigo) – Viagem HamburgoViagem Jovem (Gabriele) – Viajando por Aí e Vou para a Alemanha (Márcia e José) – Viajoteca (Carina) – Um Casal na Alemanha (Patricia)

Áustria
Femme Volátil (Kely) – Viva Viena (Leticia)

Espanha
Almost Locals (Sarah) – Barcelona Emociona (Helianny) – Blogueiros Madrid (Manaira) – De Café por Barcelona (Mônica) – Manaira AraujoRumo a Madrid (Juliana) – Sol de Barcelona (Cristina) – That Good Trip (Suzana)

França
Direto de Paris (Renata) – SOS Viagem (Louise) – Viajoteca (Martinha)

Holanda
Ana de Amsterdam (Ana Paula) – Ducs Amsterdam (Daniel) – Turista Fulltime (Regina)

Inglaterra
Blog Brazuka (Karine) – Catálogo de Viagens (Liliana) – Londres com Crianças (Carolina) – Londres pra Você (Tina) – No Mundo da Paula (Paula) – Sete Mil Km (Thais)

Irlanda
Ká Entre Nós (Karine)

Itália
Em Roma (Ingrid) – Guia de Roma (Patricia) – Italia per Amore (Isabela) – Milão nas Mãos (Magê) – Viva Toscana (Barbara)

Portugal 
Aqueles que Viajam (Naiara) – Cultuga (Priscila e Rafael) – Euro Dicas (Erick e Fabiane) – O Porto Encanta (Rita) – Rumo a Lisboa (Juliana) – Trend Tips (Luli)

República Tcheca
Praga Boêmia (Raquel)

Suécia
Viajar pela Europa (Gisele, Vanessa e Daniel)

Suiça
As Viagens da Rê (Renata) – Brasileiros Mundo Afora (Marisa) – Eu Ando pelo Mundo (Juliana) – Me Joguei no Mundo (Monique)

 

 

7 Comentários

    1. Digo o mesmo sobre você, Claudia 🙂 Mais uma vez, obrigada e parabéns pelo encontro. Já está na hora de visitar a Hansestadt de novo rsrs me avise quando estiver por aqui. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top