Turismo Bremen

Bremen e seus pontos turísticos

 

bremen rathaus prefeitura viagem hamburgo
Prefeitura de Bremen, patrimônio da UNESCO

Uma das antigas cidades hanseáticas, parceira e rival econômica de Hamburgo, Bremen tem muito o que oferecer em história, arquitetura e atrações. Poucos viajantes vem para Europa já co
m Bremen em seu roteiro, mas certamente  quem opta por visitar a cidade sempre se surpreende.

Ao lado de Berlim e Hamburgo, Bremen é uma das três cidades-estado da Alemanha. São cidades que cumulam funções municipais e estaduais. Localizada a 90km ao sudoeste de Hamburgo, às margens do rio Weser, Bremen passa ao visitante a sensação de que envelheceu bem em seus mais de 1000 anos de história, como símbolo de resistência e liberdade.

Famosa pela história “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm, a cidade conta com diversas atrações, tais como os museus Überseemuseum e Universum, o prédio da prefeitura e a estátua de Roland (patrimônios mundiais da UNESCO), assim como seu porto à beira do rio Weser. Além é claro dos lindos edifícios, com a ajuda dos quais nossos guias contam a história de Bremen.

Pontos turísticos de Bremen

Apesar da história de Bremen possuir similariedades com a da vizinha Hamburgo, a atmosfera que a cidade transmite é muito diferente. Primeiro, porque você corre o risco de ir à cidade e deixar de ver muitas de suas jóias escondidas. Isso porque apesar de algumas atrações estarem bem próximas umas das outras, as ruas do centro funcionam como um labirinto. Segundo porque Bremen consegue manter um clima mais aconchegante, mesmo não sendo uma cidade pequena.

Em nossos passeios fazemos questão de guiar nosso viajantes por essas ruazinhas. E garantimos que em cada uma delas você se sentirá fascinado por Bremen! Como não se encantar ao ver pela primeira vez a Catedral de São Pedro (St. Peter Dom) ou as antigas ruas do bairro Schnoor?

Fizemos então uma listinha com as principais atrações de Bremen 🙂 E é só o começo! Aos poucos teremos mais posts sobre cada uma dessas atrações e outros pontos interessantes da cidade!

bremen sankt peter peterdom viagem hamburgo
Catedral de S. Pedro (Peterdom)

Catedral de São Pedro (St. Peter Dom)

Em seu imponente estilo romanesco, a Catedral de São Pedro é um dos destaques na praça do mercado de Bremen, a Marktplatz. Os primeiros sinais de uma igreja neste local datam do ano de 789 d.C., quando se construiu uma pequena igreja em madeira com vista para o rio Wesser. A catedral de Bremen é aberta para visitação, e é possivel acessar suas torres, que chegam a 99 metros de altura.

Como em qualquer catedral com tamanha importância, o interior da catedral de Bremen é rico em detalhes. É possivel apreciar obras de arte que datam do século XI, por exemplo. Em nossos passeios trabalhamos junto à própria catedral e oferecemos a opção de um tour por dentro da mesma, seu subsolo e torres, onde contamos suas incríveis histórias e alguns de seus segredos.

Cidade de Bremen Alemanha patrimônio da Unesco
A estátua do Roland e seu sorriso enigmático

A prefeitura e o Roland (patrimônios da Unesco)

Facilmente uma das pontos mais lindos da Alemanha, a prefeitura de Bremen é unica em seu visual. Sua fachada em estilo renascentista amplia a belezea de seu edifício original construído em 1405. Mais interessante ainda é perceber que apesar desta antiga construção ser percebida como um único prédio, na verdade trata-se de da junção de três edifícios construídos em épocas muito distintas, inclusive tendo sua adição final (e maior) terminada em pleno século XX.

Em frente à prefeitura encontra-se a famosa estátua do Roland de Bremen. Este cavaleiro da mitologia européia tem um importante significado para as cidades independentes do Império Germânico. Em Bremen, a sua mensagem é clara e direta, pois a estátua com mais de 10 metros de altura foi construída voltada para igreja, representando a liberdade e resistência de Bremen. Além de nosso tour pela cidade, também possuímos um passeio especial em colaboração com a prefeitura de Bremen para um tour dentro do prédio da Rathaus.

 

Ratskeller de Bremen – o porão da prefeitura e sua adega

No subsolo da prefeitura de Bremen (Rathaus) encontra-se a maior adega da Alemanha, com túneis que se estendem por mais de 2km por baixo da terra, em uma área com mais de 5km2. É claro que o tíulo de maior adega da Alemanha é discutido furiosamente (maior em tamanho? Na quantidade de vinhos? E por aí vai…). Discussões à parte, uma coisa é fato: é nesta adega que está guardado o vinho mais antigo da Alemanha. Datada de 1653, a bebida (pasmem!) ainda está própria para consumo! Mesmo assim, devido ao seu valor histórico, este vinho já não é mais degustado.  

músicos Bremen viagem hamburgo
Os músicos de Bremen

Schütting – a Câmara de Comércio e Indústria de Bremen

Como em uma competição pela atenção dos visitantes, logo de frente para a prefeitura vimos este outro belo edifício, a Câmara de Comércio de Bremen (Handelskammer). Em sua fachada destacam-se os brasões de diversas cidades com as quais Bremen mantinha estreitas relações comerciais (entre elas, Hamburgo e Londres). Ainda hoje a Câmara de Comércio tem um papel de grande importância na economia da cidade.

Os Músicos de Bremen

Logo ao lado da prefeitura estão eles, os “embaixadores” de Bremen! Os personagens principais do conto dos irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen”, que narra a história de quatro bichinhos: um gato, um cão, um galo e um burro, que vão a Bremen em busca da liberdade. A história inspirou o compositor ita

liano Sergio Bardotti a escrever já no século XX a peça teatral que no Brasil veio a se chamar Os Saltimbancos.

As ruas estreitas do bairro Schnoor. A antiga vila de pescadores conserva muito da arquitetura medieval.

Schnoor

Outra atração imperdível de Bremen, o bairro Schnoor é uma viagem no tempo. Inicialmente construído em madeira, este era o bairro onde viviam os pescadores e marinheiros no século VIII. Hoje esta parte da cidade hoje dá lugar a lindas casas, na sua maioria lojas e cafés, preservando o estilo antigo do bairro. Em um passeio por suas ruas estreitas, é possível conhecer mais da arquitetura e do estilo de vida de Bremen na Idade Média. Inclusive é no Schnoor que se encontra o “menor hotel do mundo”, a Hochzeitshaus. Um passeio guiado pelo Schnoor é essencial em qualquer visita em Bremen, já que cada casa e cada canto reservam muitas histórias.Bremer Geschichtenhaus

Fã de história? De teatro? A Geschichtenhaus, ou casa da história de Bremen, é um ponto imperdível! Dentro de um complexo de casas no próprio bairro de Schnoor, esse grupo de teatro oferece diversas apresentações que contam um pouco da história de Bremen em diferentes épocas. Atores devidamente caracterizados, cenários fidedignos e interação com o público são os pontos fortes da Geschichtenhaus. As apresentações são feitas em alemão, mas também é possivel agendar para inglês (que ocorrem com menor frequência). Temos uma parceria com o grupo onde realizamos a tradução das histórias para o português ou organizamos as visitas para as apresentações em inglês.

Böttcherstrasse

Ao deixar a Marktplatz, você será recebido por um lindo mural dourado na entrada na rua Böttcherstrasse. Antiga conexão entre o mercado e o rio Wesser, esta rua hoje é muito mais que isso. De um charme dificil de ser igualado (na minha opinião, a rua mais bonita da Europa!), a Böttcherstrasse foi idealizada da forma como a vimos hoje no início do século XX, pelo comerciante de café e inventor do cafe descafeinado, Ludwig Roselius. As casas da Böttcherstrasse possuem um visual único, e contém uma quantidade incrível de obras de artes e detalhes, como esculturas e inscrições.

DICA: aguarde a virada da hora em frente ao relógio localizado na pracinha, no meio da Böttcherstrasse. Mas tem que prestar atenção nos detalhes! 😉

 

bremen Alemanha böttcherstrasse turismo
A vista ao entrar na Böttcherstrasse – a rua foi revitalizada na década de 20

 

Outros pontos turísticos importantes de Bremen 

Liebfrauenkirche

Torre da igreja Liebfrauenkirche, atrás da prefeitura

Wesserpromenade, o calçadão às margens do rio Weser

bremen weser viagem hamburgo st martini
O rio Weser e ao fundo, a igreja de S. Martim

Überseemuseum

überseemuseum viagem hamburgo bremen
Überseemuseum, que mostra um pouco das diversas culturas ao redor do mundo

 

Vanha conhecer Bremen com um dos nossos passeios guiados

CONTATO

Quer planejar sua viagem ou passeio guiado com o Viagem Hamburgo? Entre em contato!

Rafaella

E-mail: contato@viagemhamburgo.com

Telefone: +49 152-52450341

 

Guia turismo Bremen Alemanha

4 Comentários

  1. Olá. parabéns pelo blog. Muito boas as fotos e as informações passadas.
    Irei a Bremen em maio, por 2 dias. Terias indicações de restaurantes interessantes e hotel?
    At.
    Mauro

  2. Estivemos em Bremen durante 10 dias do mês de abril deste ano e ficamos impressionados com a cidade. Povo receptível, facilidade de locomoção e a conservação do patrimônio histórico. Gostamos também da parte gastronômica, enfim foi muito gostoso pelos dias que passamos. Parabéns pelas fotos e comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top