Blog

Sankt Pauli Elbtunnel, o antigo túnel do rio Elba

Mesmo com sua característica cúpula de cobre e a torre de pedra em estilo art nouveu presentes em sua entrada, o antigo túnel do Elba é um ponto turístico de Hamburgo que facilmente passa despercebido por aqueles que visitam a cidade.

Este é um daqueles lugares que nos fazem tirar o chapéu para os alemães. Afinal, com 425,5m de comprimento a 24m de profundidade passando abaixo de uma das vias de tráfego marinho mais movimentadas do mundo, o Elbtunnel, ou antigo túnel do Elba foi sem dúvida um grande feito da engenharia em sua época.

O porquê do túnel:

IMG_8385Terminado em 1911 após 4 anos de contrução o túnel tinha como objetivo ligar os bairros de Landungsbrücken e Steinwerder em lados opostos do rio Elba. A necessidade de conectar os dois lados do rio de maneira mais permanente surgiu devido ao grande crescimento do porto em ambas as margens.

Todos os dias dezenas de milhares (alguns mencionam mais de 50.000) de trabalhadores atravessavam o Elba, utilizando principalmente as barcas. À medida que a movimentação de navios de carga aumentava, esse transporte se tornava mais complexo.

Além das dificuldades de se cruzar regularmente tal quantidade de pessoas em meio ao rio com uma das maiores movimentações de carga do mundo, também deve se levar em conta o mau tempo, que interrrompia o transporte pelas barcas, inlcusive por longos períodos devido à formação de gelo.

Desde o final do século XIX já se estudavam formas de facilitar esse tipo de transporte. Entre as possibilidades estava por exemplo a construção de pontes móveis ou temporárias porem essa ideia logo foi descartada pois apresentaria um impedimento aos navios de carga.

Um grande projeto foi realizado buscando a possibilidade uma ponte suspensa por cabos com uma altura de 55 metros de  modo a permitir a passagem dos navios da época, porém essa alternativa também foi descartada já que seu custo de contrução e manutenção se mostrou inviável.

Ao final foi proposto algo inusitado para a época (pelo menos nesta escala): a construção de um túnel abaixo da linha d’água do rio.

Em 1901, o senado de Hamburgo confirmou o projeto e foram iniciadas as obras de dois túneis paralelos.

Antigo Elbtunnel - Hamburgo
Rafaella Passeando pelo túnel

O túnel na Segunda Guerra:

Durante a Segunda Guerra Mundial inúmeras construções tiveram suas funções de alguma maneira modificadas. Com o antigo túnel não foi diferente…

Hoje esse monumento e atração turística de Hamburgo em nada lembra estes tempos. Durante a guerra, os milhares de moradores se protegiam dentro de túneis dos pesados bombardeios que viriam a destruir mais de 50% da cidade.

O túnel costumava ser utilizado quando já não se havia mais espaco nos bunkers e abrigos em terra, uma vez que o risco era grande. Uma bomba no rio poderia causar uma fratura, o que alagaria o túnel em minutos.

A construção:

O método de construção era inventivo porém arriscado para os trabalhadores. Durante a construção do túnel foi utilizado ar comprimido para gerar uma pressão atmosférica maior do que do exterior e com isso impedir o infiltramento da água do rio. Este método requer que os trabalhadores passem por um processo de descompressão lento e mesmo assim pode oferecer riscos a saúde.

 

A profundidade total era de de 24m abaixo da superfície da margem e apenas 3m separam o túnel do leito do rio.

[metaslider id=604]

Acesso:

Devido à geografia da região, construir uma rampa de acesso era algo fora de cogitação. A solução encontrada foi utlizar quatro grandes elevadores, sendo dois com capacidade para até 10t e outros dois para 6t, para levar tanto pedestres quanto cavalos, carruagens e veículos motores aos 24 m de profunidade na qual os túneis se encontram.

Seu uso hoje:

Mesmo com a construção de novas pontes e um túnel moderno para veículos, ainda hoje o antigo túnel do Elba é utilizado por mais de 300.000 veículos e mais de 700.000 pedestres todos os anos.

Hoje o túnel não é somente uma atração turística de Hamburgo, mas também um monumento da cidade.

Como chegar:

Saindo da estação Landungsbrücken (Linhas: metrô U3 / trem S-Bahn S1 ou S3), já é possível ver da ponte a torre que marca a entrada do túnel.

É possível descer até o túnel através de escadas ou pelo elevador.
O acesso é grátis para pedestres e ciclistas, porem é pago para veículos.
Horário de funcionamento: para ciclistas e pedestres o túnel está aberto diariamente, durante todo o dia, com exceção do dia 31 de dezembro, quando fica fechado das 21h às 04h.

 

DICA

Bem pertinho da entrada do Elbtunnel tem o Hard Rock Café de Hamburgo. Caso queira ir ao Hard Rock, uma dica é reservar sua mesa antes de fazer o passeio pelo túnel. Geralmente o restaurante está lotado, por ser o mais próximo do porto. Assim, você vai passear tranquilo e garante sua mesa.

Ah sim, eu disse que o Hard Rock Café Hamburgo é o mais próximo do porto…porém, não é o único! Em breve um post sobre o delicioso bairro português, também nos arredores do porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top