Blog

A linda cidade hanseática de Buxtehude

Quem já foi a Amsterdam sabe que o quanto é gostoso passear por seus canais e admirar a arquitetura, como as belas casas dos antigos comerciantes. Pois não foi só Amsterdam que lucrou muito com o comércio marítimo no passado. No norte da Europa, muitas cidades que tinham essa ligação com as rotas ultramarinas se desenvolveram desta forma. Algumas cresceram a ponto de se tornarem riquíssimas e imponentes, como Hamburgo, mas muitas mantiveram suas proporções menores.

Turismo em Buxtehude centro da cidade
Centro de Buxtehude

Turismo em Buxtehude Alemanha

É o caso de Buxtehude, uma pequena e charmosa cidade no norte da Alemanha 🙂

A cidadezinha fica a 40min de Hamburgo, e a 1:30h de Bremen. Há conexões de trens regionais entre as três cidades.

Em algumas regiões da Alemanha, quando se fala em Buxtehude, muitos perguntam “ué, mas Buxtehude existe mesmo?”, outros dizem “ah sim, a cidade da lebre e do porco-espinho” ou então “Buxtehude, onde os cães latem com o rabo”!

Mas o que Buxtehude tem de especial para guardar tanta história? Começando com o fato de que está localizada na Rota dos Contos-de-Fadas (Märchenstrasse), tendo sido imortalizada em um dos contos dos irmãos Grimm. Onde você for em Buxtehude você irá ver as estátuas dos personagens de “A Lebre e o Porco-espinho”.

A Lebre e o Porco-Espinho
A lebre e o porco-espinho
Casa de 1553 em Buxtehude
Casa de 1553

Importante também é que Buxtehude é uma das cidades hanseáticas. Lá no século XIII, seu porto já foi considerado o mais moderno da Alemanha. Sim, faz um tempo, mas ainda assim é um título válido.

Os séculos passaram, mas o pequeno porto de Buxtehude e os canais que o cercam ainda tem seu charme.

Com seus mais de 1000 anos de história, Buxtehude é uma parada obrigatória para aqueles que querem sair da correria das grandes cidades europeias, e curtir o clima mais aconchegante de uma cidade pequena.

Bem, talvez nem tão pequena assim… Buxtehude hoje possui mais de 40.000 habitantes e acolhe fábricas de grandes empresas, como Bacardi, Airbus e Unilever.

Porem é claro que não é isso que faz de Buxtehude um ponto turístico a ser recomendado por nós.

Pontos turísticos de Buxtehude

Apesar de estar posicionada bem próxima a Hamburgo (cidade que recebeu um dos mais pesados bombardeios da Segunda Guerra Mundial) Buxtehude conseguiu sair praticamente intacta pela Segunda Guerra Mundial, salvando-se assim muito de
seus prédios em estilo hanseático.

Centro de Buxtehude (2)Falando em Liga Hanseática, é importante notar que Buxtehude era, assim como Hamburgo e Bremen, uma cidade-membro da Liga Hanseática. Seus pequenos canais, hoje cruzados por diversas pontes, eram diariamente navegados por barcos fazendo a conexão entre o rio Elba e seus armazéns.

Ainda é possível conhecer muito desta história em Buxtehude. Alguns de seus armazéns ainda estão de pé, assim como muitas das casas de seus mercadores.

Em nossos passeios teremos prazer em não somente te guiar pelas suas lindas ruas e cafés, como também lhe contaremos as lendas que trazem cada casa à vida.

Uma ótima ideia é realizar um passeio de dia inteiro conosco, visitando Buxtehude e Stade no mesmo dia.

Algumas das principais atrações turísticas de Buxtehude

Seu lindos canais

Sendo a primeira cidade alemã a ser planejada e construída ao redor de um porto, os canais de Buxtehude são encontrados por toda a cidade e oferecem lindos pontos para fotos.

Canais de Buxtehude
Canais de Buxtehude

Casinhas e fachadas em estilos enxaimel e hanseático  

Turismo em Buxtehude
Centro de Buxtehude
Centro de Buxtehude
Centro de Buxtehude
Casa em estilo Enxaimel alemão
Casa em estilo enxaimel alemão

Igreja de Sankt Petri

Em estilo gótico, com tijolos vermelhos a igreja de St.Petri sobreviveu quase que intacta pelos últimos 700 anos.

Construída em 1285  a igreja sobreviveu a dois incêndios e alguma reformas com poucas mudanças reais em sua arquitetura.

Igreja de St.Petri Buxtehude
Igreja de St.Petri Buxtehude
Igreja de St.Petri em Buxtehude
Igreja de St.Petri em Buxtehude

Prefeitura de Buxtehude

Prefeitura de Buxtehude
Prefeitura de Buxtehude

Marschtorzwinger

Uma das antigas torres de defesa da cidade (Marschtorzwinger), o único exemplo preservado no norte da Alemanha desse antigo sistema de defesa.

Até o final do seculo XV, Buxtehude contava com uma extensiva muralha ao redor da cidade. Com o advento das armas de fogo esta perdeu sua função e foi por séculos abandonada ou utilizada para diversos fins. Hoje a torre sobrevive como a última fortificação do gênero preservada em estado original no norte da Alemanha

Marschtorzwinger
Marschtorzwinger
Marschtorzwinger
Marschtorzwinger

Isso é só uma amostra do que Buxtehude tem.

Venha fazer um passeio conosco para conhecer mais da história dessa linda cidadezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Back to top